Pular para o conteúdo

As Pessoas que Não Acreditam em Pesquisas em Matias Olímpio: Quando a Realidade Bate, “A Varada Vai Ser Grande!”

Introdução

Ah, as pesquisas! Aquele trabalho chato e minucioso que cientistas e estatísticos fazem para nos dizer o que já está na cara. Mas parece que, em Matias Olímpio, existe uma galera que não só ignora os números, como também acredita que, se o resultado não for o que eles querem, a pesquisa está errada. Aí, vem a famosa frase: “Essa pesquisa é falsa!”. E por quê? Porque o prefeito Geno fez seis pesquisas e todas mostraram praticamente a mesma coisa. E, pasmem, até quem não é Geno, como eu, mandou fazer pesquisa e o resultado foi igualzinho. Será que temos que chamar a Rede Globo para os “lisos” acreditarem?

Neste artigo de puro deboche, vamos explorar a peculiaridade de pessoas que, em pleno século 21, acham que pesquisa é como previsão de horóscopo: se não bate com suas expectativas, é porque não foi feita corretamente.

O Grande Mito: “Pesquisa Científica Não Vale Nada!”

Quem nunca ouviu aquela frase “não confio em pesquisas”? Claro, porque a ciência, com todo seu rigor metodológico, erra mais do que acertar! Vamos ser sinceros: pesquisa é um trabalho científico. O pesquisador não vai ao boteco da esquina e pergunta para o primeiro que aparece “em quem você vai votar?”. Não! Há toda uma metodologia: amostragem, margem de erro, intervalo de confiança, aquele monte de coisa que as pessoas normais nem querem saber. Mas, de alguma forma, sempre tem aquele gênio que pensa que sabe mais que os cientistas.

Em Matias Olímpio, as pesquisas apontaram que o prefeito Geno está com tudo. Seis, eu repito, SEIS pesquisas mostraram praticamente o mesmo resultado. E aí vem a turma dos “lisos”, que apoia o Júnior Balbino, dizendo que todas essas pesquisas estão erradas. Pois é, parece que a ciência, para funcionar, tem que dar o resultado que eles querem.

Geno e Sua Saga de Pesquisas: Será que Ele Tem uma Máquina do Tempo?

Agora, vamos falar do prefeito Geno. O homem mandou fazer seis pesquisas. Não uma, não duas, mas SEIS! Isso não é insistência, é pura persistência científica. Ele está confiante nos números, e por que não estaria? Afinal, as pesquisas mostraram a realidade que muita gente já vê nas ruas.

E aí entra o detalhe mais curioso: mandaram outra pessoa, que não é Geno, fazer uma pesquisa. Advinha? O resultado foi o mesmo! Até quem não é do lado dele obteve os mesmos números. Agora me explica, como é que isso é possível? Será que todas as empresas de pesquisa estão conspirando para dar o mesmo resultado? Deve ser uma das maiores conspirações da história da humanidade!

A Revolta dos Lisos: “Só Acredito se for a Rede Globo!”

E então surge o argumento final dos “lisos”, o trunfo da ignorância embalada em teorias da conspiração: “Essa pesquisa é falsa!”. Afinal, se a pesquisa não coloca Júnior Balbino na liderança, só pode estar errada, né? É claro que, para eles, o único jeito de uma pesquisa ser válida seria se a Rede Globo descesse do seu pedestal e viesse até Matias Olímpio para fazer a tal pesquisa. Porque, né, se a Rede Globo fizer, aí sim a pesquisa vale!

Meus amigos, imaginem a cena: William Bonner chega em Matias Olímpio com um microfone e começa a entrevistar o pessoal na praça. Só assim os lisos acreditariam nos números. Até porque, como todos sabemos, uma pesquisa feita por uma emissora de TV é muito mais precisa que aquelas realizadas por estatísticos que passam anos estudando o método científico. Claro, faz total sentido!

Quando a Realidade Bate: “A Varada Vai Ser Grande!”

Ah, e a melhor parte: “a varada vai ser grande”. Porque, no fundo, os números estão aí para todo mundo ver. Mas a turma do “não acredito em pesquisa” vai continuar negando até o último segundo, até que o resultado das urnas seja anunciado. E então, quando a vitória do prefeito Geno vier, o que vão dizer? Que as urnas também foram manipuladas? Que a contagem de votos foi feita por gente que odeia o Júnior Balbino? A imaginação é o limite!

Na verdade, é até engraçado ver o esforço que algumas pessoas fazem para ignorar a realidade. A pesquisa não mente, mas a negação humana é poderosa. Afinal, é mais fácil descreditar algo que não nos agrada do que aceitar que, talvez, só talvez, a realidade seja diferente do que esperamos.

Conclusão

No fim das contas, a moral da história é simples: a ciência existe por um motivo. A pesquisa é feita com critérios, métodos e muito mais rigor do que a maioria das pessoas consegue imaginar. Em Matias Olímpio, enquanto o prefeito Geno segue com suas seis pesquisas apontando para a mesma direção, a turma dos “lisos” prefere viver no mundo da negação, onde só acreditam nos números que favorecem seu lado.

E, se for preciso chamar a Rede Globo, que seja! Talvez, só assim, com a cobertura nacional, os incrédulos passem a aceitar o que já está evidente. Mas, até lá, a varada vai ser grande a favor do prefeito Geno. Porque, por mais que eles reclamem, descreditem ou esperneiem, os números não mentem. A verdade pode até doer, mas é inescapável. E quem sabe, em quatro anos, não tentam de novo – dessa vez com uma pesquisa que talvez, quem sabe, os faça felizes?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.